Vamos continuar a falar sobre bolos.
- Ana Sousa e Silva
- 22 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje voltamos ao tema bolos.
Vamos falar de algumas outras coisas que são essenciais quando fazemos um bolo.
Venham comigo....
Bater a massa
Depois de lermos bem a receita e termos os ingredientes todos pesados e separados ( a mise en place feita), vamos começar a bater o bolo.
Nesta fase vamos ter algumas diferenças consoante a receita que estamos a fazer, mas devemos começar sempre por ligar a batedeira numa velocidade baixa, para misturar os ingredientes, e depois de estarem bem misturados aumentamos a velocidade para velocidade média.
Não devemos nunca bater um bolo numa velocidade muito elevada, principalmente se a batedeira for muito potente, para não aquecermos a massa.
Escolher a forma
Ao escolhermos a forma onde vamos cozer o nosso bolo, devemos ter atenção que a massa não deve encher mais do que 2/3 da forma.
As formas mais comuns são as de alumínio e todas as formas devem estar bem cuidadas e sem amolgadelas para os bolos saírem bonitos.
Untar ou não untar as formas?
Se a forma for lisa e sem buraco eu não unto. Coloco um papel vegetal a forrar o fundo, não unto nem forro as laterais da forma, porque assim impeço que os bolos afundem no meio e os bolos desenformam sempre muito bem.
A cozedura do bolo
Assim que acabamos de bater a massa, devemos levar ao forno imediatamente para que o ar que se formou não escapar e também para não dar tempo a que o fermento comece a reagir antes de estar no forno, o que originaria um bolo mais baixo.
No inicio da cozedura não devemos abrir a porta do forno. Só depois das proteínas dos ovos coagularem e darem estrutura ao bolo é que podemos ir espreitar.
A temperatura vai variar um bocadinho de forno para forno, mas está sempre entre os 170 e os 190ºc. O ideal é termos um termómetro de forno que nos vai indicar a que temperatura exacta estamos a trabalhar. Vale a pena o investimento.
Se cozemos o bolo a uma temperatura baixa, a massa demora mais a solidificar e as bolhas de ar vão saindo, originando um bolo mais baixo e denso.
Se cozemos o bolo a uma temperatura muito alta, vamos estar ( às vezes até queimar ) a superfície do bolo e não damos tempo ao interior cozer correctamente.
Bom, como já deu para perceber, fazer um bolo tem o que se lhe diga.
Não esgotámos o assunto, mas acredito que já tenham ficado a olhar para todo o processo de uma maneira diferente.
Ter voltado a escrever num blog, está a dar-me muito prazer. Tive um blog em tempos, e foi lá que toda a minha mudança de vida começou.
Se com estes posts conseguir ajudar quem como eu, passa dias de volta dos bolos, fico muito feliz.
Partilhem e deixem os vossos comentários. Para mim é muito útil ter ideia do que vos pode interessar mais.
Beijinhos e até segunda.
Commenti