top of page

Chocolate, uma paixão possível.

  • Foto do escritor: Ana Sousa e Silva
    Ana Sousa e Silva
  • 8 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura


A nossa semana começa da melhor maneira. A falar sobre chocolate.

Acho que não erro muito se disser que 99% das pessoas adoram chocolate.

Até eu, que fazia parte da pequena minoria que não gosta de chocolate, me rendi ao sabor de um pedaço de chocolate negro.

Vamos por isso ter esta semana duas postagens sobre chocolate e uma live com uma breve  abordagem ao trabalho de chocolate.



Ainda hoje, a manufatura do chocolate está envolta em mitos e dificuldades que forçosamente a remete para um mundo de especialistas, artistas e iluminados.

Assim como no século XIX o consumo do chocolate foi liberalizado e se tornou acessível à maioria das pessoas, penso que fazer trabalhos simples em chocolate também pode sair do domínio dos deuses e fazer parte do nosso dia a dia. Cada pedaço de chocolate trabalhado com um carinho muito especial pode transformar-se em emoção no estado sólido e num presente único e inesquecível.


Podemos encontrar várias opiniões sobre os benefícios do chocolate. O cacau é rico em flavonoides, substância importante na prevenção das doenças cardiovasculares e no cancro, pela sua forte ação antioxidante. A notícia menos boa é que esta substância diminui imenso durante a fermentação dos grãos do cacau, o que significa que aparece, mas em quantidades mínimas no chocolate negro com alta percentagem de cacau.

O chocolate tem manteiga de cacau, uma gordura 0% colesterol, sendo por isso uma forma saudável de ingerir gordura.

A grande vantagem do consumo de chocolate está na libertação de endorfinas (substâncias produzidas pelo organismo que dão a sensação de euforia e bem-estar ) quando comemos um pedaço de bom chocolate.

Penso que é aqui que reside o seu segredo – comer chocolate produz a libertação da hormona do prazer, que, entre outras vantagens, tem efeito antienvelhecimento, alivia as dores, melhora a concentração, a memória e dá uma sensação de felicidade.

Frequentemente, um bom chocolate pode ser uma grande paixão.



Chocolate ou sucedâneo?


Muitas vezes temos dificuldade em saber o que é chocolate e o que é sucedâneo. Como se distinguem?

A principal diferença entre o chocolate e o sucedâneo reside no facto de o chocolate ter como única gordura vegetal a manteiga de cacau.

No sucedâneo ou chocolate fracionado, esta é total ou parcialmente substituída por outra gordura vegetal.

Devido à presença de gorduras vegetais que não a manteiga de cacau, o sucedâneo tem a vantagem de não necessitar de pré-cristalização, ser mais barato; porém, não tem nem o sabor, nem o aroma e nem o ponto de fusão do chocolate.

Podemos aceitar um bom sucedâneo para prepararmos algumas decorações secundárias e menos importantes, mas nunca para fazer um bombom, uma peça de exposição ou uma sobremesa especial.


Principais tipos de chocolate


Chocolate negro: tem na sua composição cacau, manteiga de cacau e açúcar. É normalmente mais amargo devido à maior percentagem de cacau e menor quantidade de açúcar.

A temperatura de trabalho deve rondar os 32ºC.


Chocolate de leite: possui todos os ingredientes do chocolate negro e mais produtos lácteos.

A percentagem de cacau é normalmente inferior à do chocolate negro e a quantidade de açúcar é maior.

A temperatura de trabalho do chocolate de leite deve rondar os 31ºC


Chocolate branco: é composto por manteiga de cacau, açúcar e produtos lácteos.

Por ter grande percentagem de açúcar e de gorduras lácteas, é o mais complicado de trabalhar e que se queima mais facilmente.

A temperatura de trabalho do chocolate branco deve rondar os 30ºC.


Armazenamento e conservação do chocolate


O chocolate é muito sensível. Por isso é muito importante que o local de armazenamento seja seco, com uma temperatura estável e livre de cheiros. A temperatura deve rondar entre 15 e 18ºC e com uma humidade relativa de 50 a 60%.

Um armazenamento com temperaturas muito baixas ou muita humidade provoca condensação, levando à formação de manchas de açúcar (sugar bloom) na superfície dos chocolates.

Uma temperatura correta e estável previne a formação de manchas de gordura (fat bloom).



Por hoje ficamos por aqui, pois o texto já vai longo.

Na nossa live de quarta-feira vamos falar um bocadinho sobre o chocolate e fazer um doce fantástico para as festas das crianças.

Vamos transmitir no Instagram e no nosso novíssimo (e a precisar muito de crescer) canal do youtube. Apareçam por lá.


Um beijinho e boa semana.


 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma novidade

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page