Buttercream e saco de pasteleiro, a dupla perfeita.
- Ana Sousa e Silva
- 25 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Quem me conhece sabe, que o que mais gosto é de um bom desafio.
O que é muito fácil não tem graça. O que nos desafia e o que nos leva a testar os nossos limites ajuda-nos a conhecer a fundo as nossas capacidades, ajuda-nos a crescer, deixa-nos mais fortes e felizes.
Sempre foi assim com tudo na minha vida pessoal e profissional. Quando o hospital já não me fazia feliz comecei a fazer bolos, quando os bolos já não eram suficientes abracei o chocolate e por aí vai....
Com o trabalho com saco de pasteleiro não foi diferente. Lembro-me da primeira formação que dei. Foi a única altura na minha vida que tive uma insónia.
Toda esta conversa para dizer, que no final, depois de passar o medo, trabalhar com saco de pasteleiro tornou-se mais uma das minhas paixões. Adorooooooo.
Pensem sempre num barco pequenino, que se não tiver persistência para passar a zona da rebentação nunca irá conseguir alcançar a calmaria do alto mar.
Bom....desculpem a introdução longa e vamos ao que interessa.
O trabalho com saco de pasteleiro e o buttercream são a dupla perfeita.
Porquê?
O buttercream, se escolhermos a receita certa e for correctamente aromatizado (com aromas naturais, sempre) é uma cobertura deliciosa.
O tempo que levamos a decorar um bolo com esta técnica é muito pouco, o que nos permite baixar muito o custo de produção relativamente aos bolos de pasta de açucar.
O trabalho final fica bonito e delicado, com uma imensidão de escolhas estéticas.
Nas portagens desta semana vamos abordar o material necessário para trabalhar, receitas e vantagens de cada uma.
Vamos falar hoje do material necessário para começarmos a trabalhar com saco de pasteleiro.
Para começar esta aventura precisamos de:
Sacos de pasteleiro

Os sacos que prefiro para trabalhar com buttercream (com royal icing são outros quinhentos, de que vamos falar noutra altura ) são sacos descartáveis de 30 cm ou até mais pequenos se conseguirem encontrar.
Os sacos descartáveis porque o buttercream é difícil de lavar. Se o saco for descartável podemos tirar a gordura maior e colocar na reciclagem. Como normalmente vamos trabalhar com várias cores, isto facilita-nos o trabalho.
Claro que a escolha é vossa, mas o que realmente vos aconselho é que o saco não seja muito grande para conseguirem ter mais controle no vosso trabalho, não acabarem com a mão tão cansada e não derreterem o buttercream por estar muito tempo na vossa mão.
Adaptador
Um adaptador é uma pequena peça de plástico que se coloca aponta do saco e que nos permite usar vários bicos no mesmo saco.

O adaptador é composto por um corpo e uma rosca que vai segurar o bico.
Os adaptadores costumavam ser universais, mas agora já não é bem assim, porque já há adaptadores de várias origens. É preciso ter atenção ao comprarem se os adaptadores encaixam bem nos bicos que já têm ou que vão comprar.
Convém ter uns 3 ou 4.
Bicos de pasteleiro
A colecção de bicos de pasteleiro vai crescendo na proporção do vosso entusiasmo ;)
Para começar nã precisam de ter muitos para fazerem trabalhos muito bonitos.
Vou deixar aqui algumas referências básicas e uma pequena explicação para o que servem.
A marca mais conhecida e que eu acho que tem uma relação qualidade/preço muito boa, é a Wilton.

Bicos redondos
Este tipo de bico serve para escrever, fazer contas, pérolas, centros de flores, e muitos outros trabalhos. Não pode faltar mesmo!
Recomendo os números 2 e 12 da Wilton.

Bico pétala
Como o nome indica, serve para fazer quase todas as pétalas. Essencial para começar a trabalhar.
Recomendo o número 104 da Wilton.

Bico folha
Serve para fazer vários tipos de folhas e deve ser o bico mais fácil de usar.
Recomendo o número 352 da Wilton.

Bico estrela
Há vários tipos de bicos estrela, mas este é o que eu prefiro. Nenhuma razão em especial a não ser a estética do trabalho, por isso podem escolher o que gostarem mais. Devem ter um de tamanho normal e um maior para fazer a decoração em cupcakes.
Neste formato eu recomendo os números 364 (o pequeno) e o 4b( o grande)
Isto foi só o início do início do início e se vocês gostarem (para eu saber se este tema vos interessa têm que me dizer ) vamos voltar muitas vezes.
Na nossa live de quarta-feira estava a pensar mostrar-vos as bases práticas de tudo isto que acabámos de falar. Acham bem?
A postagem já vai longa e está quase na hora de ser publicada.
Espero por todas/os vocês na live de quarta-feira às 18 h para a aula prática.
Um beijinho e boa semana.
Comments